Secretaria Estadual de Educação sediou workshop de consultora de educação da Finlândia

Em curso, finlandesa compartilha a experiência do país europeu, reconhecido pela qualidade do sistema de ensino, com gestores e diretores da rede pública

– Em busca de conhecimento sobre boas práticas na educação mundial, a Secretaria Estadual de Educação sediou na ultima quinta-feira(15) workshop sobre o sistema educacional da Finlândia, país reconhecido pela excelência no setor. O evento Inspirações Finlandesas reuniu 70 gestores e diretores no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no Centro de São Paulo.

O curso foi ministrado pela professora Eeva Kaarina Penttilä, consultora do Ministério de Educação da Finlândia. O país nórdico de 5,5 milhões de habitantes conta com alto desempenho dos indicadores de educação e de qualificação da população. Atualmente 99% dos jovens concluem o ensino médio, o maior índice global.

Para educadores que participaram da palestra, apesar das diferenças culturais e geográficas, Eeva trouxe exemplos claros da gestão escolar na Finlândia. “A gente ouve muito falar do sistema finlândes, há muitos livros que falam sobre isso, mas é muito bom conhecer uma pessoa com experiência no dia a dia da administração pública, com experiência dentro da escola. Você não fica com aquela imagem cristalizada de que tudo é perfeitinho”, comenta Fernanda Motta, trabalha na Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo).

Entre as lições da Finlândia, Eeva enfatizou um dos pilares do sistema educacional: a autoavaliação. “Nós levamos a sério a opinião das nossas crianças e elas têm que se autoavaliar desde a educação infantil”, disse. Segundo Eeva, o desenvolvimento máximo dos alunos só pode ser conquistado quando eles são agentes da aprendizagem. No processo de autoavaliação, crianças e jovens identificam dificuldades, traçam metas e descobrem caminhos para alcançá-las.

O evento foi promovido pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo é parceira da empresa e aplica em escolas a metodologia Menteinovadora – que integra jogos de raciocínio à grade aulas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

 





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