Sorocaba – Câmara dos Vereadores homenageia José Alberto Deluno, diretor emérito da Facens

Notícia publicada em 30 de junho de 2022

José Alberto Deluno e o vereador Ítalo Moreira

José Alberto Deluno e o vereador Ítalo Moreira

Esta é a segunda vez que Deluno é homenageado pela casa, tendo recebido o título de Cidadão Sorocabano em 1992

No dia 29 de junho, a Câmara dos Vereadores de Sorocaba ofertou a Comenda Referencial de Ética e Cidadania ao José Alberto Deluno, diretor emérito do Centro Universitário Facens. Esta é a segunda vez que Deluno é homenageado pela Casa, tendo recebido o título de Cidadão Sorocabano, em 1992. A honraria, proposta pelo vereador Ítalo Moreira, se deve ao papel de destaque de José Alberto Deluno para a educação de Sorocaba, assim como para o desenvolvimento da cidade.

Deluno nasceu em Mococa, interior de São Paulo, em 1932, e teve formação técnica na capital. Logo no início da sua carreira profissional foi convidado para lecionar na Etec Fernando Prestes, em Sorocaba. Alguns anos depois ele lecionou na FATEC de Sorocaba, até iniciar sua empreitada no Centro Universitário Facens, como primeiro funcionário e diretor por mais de 14 anos.

“Fazer parte da história de Sorocaba é uma honra. Há mais de 45 anos contribuo e participo da história da Facens e ver esse trabalho se transformar em uma comenda, é algo realmente emocionante e inesperado”, destaca Deluno.

Fabiano Prado Marques, reitor da Facens e José Alberto Deluno

Fabiano Prado Marques, reitor da Facens e José Alberto Deluno

A Comenda Referencial de Ética e Cidadania é concedida a personalidades sorocabanas que se tornam referência social por atitudes de bravura nos campos da ética e cidadania e dá outras providências. Título que descreve perfeitamente o papel de Deluno, que ao lado de Alexandre Beldi Netto, foi um dos protagonistas da criação da primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba, assim como incentivador do enorme crescimento industrial e mercadológico do município.

“Deluno merece todas as honrarias que Sorocaba puder proporcionar. Ele é um dos grandes responsáveis por termos uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do país aqui, em Sorocaba. Ele continua sendo uma figura fundamental para a Facens e para nossa cidade”, ressalta Antônio Beldi

 




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br