Franca – Cidade recebe Ludoteca para acolhimento de menores vítimas de violência

Notícia publicada em 30 de junho de 2022

Projeto do Instituto Sabin está instalado na Clínica de Psicologia do Centro Universitário Municipal

Junho, 2022. Depois de Osasco, Franca é a 2ª cidade do estado São Paulo a receber este ano mais um espaço Ludoteca, projeto do Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin. A nova unidade é a 12ª do estado e a 117ª unidade do Brasil e está instalada na Clínica de Psicologia, do Centro Universitário Municipal de Franca (uniFacef).

O ambiente foi desenvolvido para assegurar a melhor assistência e acolhimento às crianças e adolescentes que passam por algum tipo de violência. A Ludoteca é uma sala ambientada, composta por diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. Além disso, o espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.

“Estamos muito felizes em firmarmos a nossa primeira parceria com uma universidade pública. Para que esta aliança seja de fato benéfica, estudamos como podemos fazer para que a aproximação e interação com os psicólogos e assistentes sociais deixem as vítimas à vontade e se sintam seguras para relatarem e ressignificaram a violência ressignificaram que sofreram ou presenciaram. Assim, planejamos e criamos uma estrutura com jogos e recursos pedagógicos, psicoterapêuticos que convidam as crianças e adolescentes a expressarem, de forma suave e delicada suas histórias, com a privacidade e a sutileza que o momento exige”, destacou o gestor do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.

A gestora do Grupo Sabin em Franca, Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha, comemorou a oportunidade de oferecer na região um espaço que já impactou e transformou a vida de milhares de famílias no Brasil. “É muito gratificante para nós podermos celebrar uma parceria com um propósito tão singular e com benefícios fundamentais para a qualidade de vida dessas vítimas que viveram experiências tão delicadas. Aqui, já temos um espaço Ludoteca desde 2019, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A experiência mostra como o ambiente proporciona um olhar especial e necessário às nossas crianças e aos adolescentes vítimas de violência e que podemos ajudá-las a romper o silêncio e superarem seus traumas”, declarou.

Implantado em 2008 pelo Instituto Sabin, o espaço Ludoteca oferece assistência nas mais diversas regiões onde o Grupo Sabin está presente. Em 2022, além da unidade Franca, forma inauguradas ludotecas em Osasco (SP) e Maringá (PR).

Sobre o Instituto Sabin

Há 17 anos, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 12 estados e no Distrito Federal, o instituto tem missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social.

A organização já investiu mais de R 52 milhões em iniciativas de impacto social e já beneficiou mais de 1,2 milhões de pessoas. O Projeto Ludotecas integra o pilar Promoção da saúde integral e do bem-estar, do Instituto, que também atua no Fortalecimento de ecossistemas e organizações de impacto e no Estímulo ao engajamento social e a filantropia. Saiba mais no site do Instituto Sabin.

Assessoria de imprensa
Helayne Boaventura




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br