INAUGURAÇÃO | No feriado de 08 de dezembro, data em que se celebrou o Dia da Padroeira de Capão Bonito – Nossa Senhora da Conceição, aconteceu mais um momento especial para a cidade.
Uma Santa Missa Campal Especial marcou a inauguração do Monumento à Padroeira do município.
Nas palavras do administrador diocesano padre Márcio Dias, celebrante da missa, o monumento tem duas dimensões: a de Fé e Devoção e Histórica.
O monumento a Nossa Senhora da Conceição fica no trevo de acesso a Ribeirão Grande, no cruzamento das rodovias João Pereira dos Santos Filho (SP-181) e Sebastião Ferraz Camargo Penteado (SP-250).
Padres de cidades da região, autoridades, vereadores e convidados prestigiaram a missa, além do prefeito Júlio Fernando e da primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luiza Dias.
“Este monumento renova e ratifica a nossa fé neste pós-pandemia, além de trazer revitalização, mais segurança e iluminação na Rotatória Capão Bonito/Ribeirão Grande. Que Nossa Senhora da Conceição continue guiando está Terra Abençoada. Também estaremos atendendo a Comunidade Evangélica e implantando em breve um totem na Entrada da Cidade, reverenciando o Senhor Jesus”, destacou o prefeito.
Aula de história – Quem também fez uma participação especial na missa foi a professora Alice Olivatti que destacou fatos históricos e religiosos no processo de fundação de Capão Bonito, afirmando que o preito Júlio Fernando fez uma justa e acertada homenagem ao colocar a imagem na rotatória.
“O Arraial Velho foi um povoado breve. Pelos registros eclesiásticos, segundo descreve o vigário Joaquim M. Alves Carneiro em 1746, a população já havia se rarefeito tanto que o padre Manoel Luiz Vergueiro, solicitou ao vigário da vara, alterar a localização da capela para a margem direita do Rio das Almas, duas léguas do arraial para o norte, onde já existiam outros estabelecimentos de garimpeiros, local conhecido hoje como o bairro do Sumidouro em Ribeirão Grande, onde se encontra atualmente construída as instalações da Companhia de Cimento Ribeirão Grande (CCRG). E foi com essa transferência da capela da Nossa Senhora da Conceição do Arraial Velho, nesse ano de 1746, que esse novo local se tornou uma freguesia (designação portuguesa de paróquia), recebendo o Nome de Freguesia Velha. Não é conhecida a data em que a Capela Nossa Senhora Conceição da Freguesia Velha foi construída, mas se sabe que esse povoado já estava em atividade desde 1735.
A Freguesia Velha foi o segundo povoado e um importante núcleo formador do povo de Ribeirão Grande, e também o núcleo ancestral que deu origem à sede do município de Capão Bonito. A sede dessa freguesia foi transferida em 1843 para uma nova área, na fazenda Capão Bonito, doada à igreja por Pedro Xavier dos Passos, vulgo Sucury. O vigário da Paróquia, Padre Manoel Álvares Carneiro, edificou no terreno doado uma capela, para onde foi transferida a sede paroquial, em 19 de fevereiro de 1843 e onde foi organizada a vila denominada Nossa Senhora da Conceição do Paranapanema. Neste mesmo ano, foi elevada a Distrito de Paz com o nome de Capão Bonito do Paranapanema, pela lei de nº 03, de janeiro de 1843 e mais tarde tornando – se município pela lei de nº 17 de 02 de abril de 1857. Com a construção da fábrica na década de 1970 a capela e o cemitério foram transferidos para o atual local, ao lado da Rodovia João Pereira dos Santos Filho, SP-181. A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi transportada com muita reverência e devoção neste trecho onde o momento agora está, portanto, uma homenagem muito acertada”, destacou a professora.