logo
Search

Temporal de 13 horas provoca danos e alagamentos em Capão Bonito

CHUVA INTENSA | A intensa chuva entre a noite de segunda e manhã de terça-feira provocou danos e alagamentos em...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

CHUVA INTENSA | A intensa chuva entre a noite de segunda e manhã de terça-feira provocou danos e alagamentos em várias regiões de Capão Bonito.

Um dos bairros mais afetados foi a região do Distrito do Turvo dos Almeidas, na zona rural do município.

A Prefeitura de Capão Bonito agiu rápido e realizou uma grande força tarefa com as equipes da Secretaria Municipal de Obras, ARVA (Administração Regional da Vila Aparecida), Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social.

O prefeito Júlio Fernando coordenou pessoalmente as ações, visitou famílias afetadas e a escola Governador André Franco Montoro que teve as aulas suspensas devido a interrupção de energia provocada pela queda de árvores sobre a rede.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil – Reinaldo Adriano, a estimativa é de uma precipitação pluviométrica de 100 mm em 13 horas, um recorde histórico para o mês de outubro,

“Com o registro de 20 mm a alguns dias atrás os números totais ultrapassam 120 mm neste mês”, informou Reinaldo Adriano.

No principal acesso do Turvo dos Almeidas as galerias e vazantes não suportaram o volume da água que invadiu casas.

“Estivemos nas residências atingidas pelo temporal e determinamos todo o apoio necessário. Também deslocamos a equipe técnica da Secretaria de Planejamento para elaborar um projeto emergencial visando ampliar a drenagem às margens da avenida que corta o bairro”, destacou o prefeito.

Conforme o secretário de Obras – Gilberto Tobias foram realizados ações de desobstrução, limpeza, corte de árvores derrubadas e apoio às famílias afetadas.

Para acelerar as ações foi utilizado boa parte dos veículos e máquinas adquiridos na atual gestão.

Efeito ciclone no Querência do Turvo – No Bairro Querência do Turvo, os fortes ventos no início do temporal derrubaram várias árvores interrompendo o fornecimento de energia.

O prefeito Júlio Fernando também esteve no bairro de deslocou máquinas, caminhões e equipe para prestar auxílio a uma família que sofreu um grande susto ao ter árvores derrubadas pela violência da tempestade ao lado da residência onde moram.

O morador sr. Carlos gravou um depoimento para o TV Prefeitura onde destacou a intensidade do temporal e agradeceu o pronto apoio da prefeitura.

“Realmente foi algo assustador. Tivemos uma árvore que caiu sobre meu veículo, mas que só quebrou o parabrisa. Outras árvores também foram derrubadas e por muito pouco não causaram danos maiores na nossa casa. Somos gratos pelo pronto auxílio da prefeitura”, alegou.

Outros moradores ouvidos apontaram para dificuldades até mesmo de transitar pela rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127) devido a intensidade dos ventos.

Notícias relacionadas

Mais Lidas