O Parque Intervales foi o cenário do “Vivências Gastronômicas”, um encontro que reuniu produtores, gestores e membros da Fundação Florestal envolvidos no Projeto Pró Juçara.
Durante três dias, mais de 110 participantes saborearam um menu vegetariano elaborado com produtos locais e preparados por cozinheiras da região do Parque Estadual Intervales (PEI).
O cardápio, inteiramente baseado em vegetais fornecidos por produtores locais, contou com a colaboração das padarias Valência de Guapiara, São José de Capão Bonito e Integrale de Ubatuba, além do Mercado Bechara de Capão Bonito, que forneceu ingredientes de alta qualidade.
Em um esforço para minimizar o impacto ambiental, a bióloga Jane Fernandes destacou que o evento evitou completamente o uso de descartáveis de plástico.
O Projeto Pró Juçara, criado pela Fundação Florestal em 2021, visa conservar a palmeira juçara e promover a sustentabilidade.
Com essa iniciativa, espera-se aumentar a quantidade de palmeiras dentro das UC de Proteção Integral, bem como nos imóveis particulares localizados em UC de Uso Sustentável.
O Pró Juçara associa a questão ambiental com a social. A questão ambiental engloba o repovoamento da palmeira e o pagamento por serviços ambientais e foi pensado para o longo prazo.
Já a questão social visa modificar a cultura extrativista da palmeira-juçara, mudando o foco da extração do palmito para o fomento à venda das sementes, para o repovoamento, e da polpa, um delicioso e nutritivo alimento.