Missão ocorre após assinatura da Declaração de Intenções durante visita do presidente francês ao Brasil em março deste ano
Brasília (DF) – Para conhecer o funcionamento do sistema de proteção e defesa civil da França, Itália e Alemanha, o secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro, chefiou uma missão ao lado do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Em Paris, os secretários participaram, nesta segunda-feira (25), de reuniões estratégicas sobre alertas antecipados e financiamento de iniciativas de prevenção e resposta resiliente.
Integrantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) também estavam presentes.
Com representantes dos ministérios do Interior e da Transição Ecológica da França, Centro Operacional de Gestão Interministerial de Crises e da Agência Francesa de Desenvolvimento, o encontro contribuiu para o aprimoramento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) do Brasil. “O aprimoramento do sistema é um compromisso do MIDR assumido com a Presidência da República que busca reduzir riscos e proteger a população brasileira, especialmente as pessoas em maior situação de vulnerabilidade”, afirmou o secretário Valder.
A delegação brasileira teve a oportunidade de acompanhar a atuação do Governo da França ao enfrentar desafios provocados pelo aumento da frequência e intensidade dos desastres em razão das mudanças climáticas. “A Defesa Civil da França possui meios e recursos próprios para prevenir e responder aos desastres, contribuindo para salvar mais vidas. O País também está engajado na promoção da resiliência e na adaptação das regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas”, disse o secretário Wolnei.
A programação também inclui visitas em aeronaves usadas para busca, resgate e transporte de vítimas em casos de estiagem extrema, inundações, entre outros desastres. No domingo (24), os secretários também se encontraram com o embaixador do Brasil em Paris, Ricardo Neiva Tavares, que ressaltou o bom momento das relações entre os presidentes Lula e Emmanuel Macron, o que contribui para a cooperação entre os dois países.
A missão na França ocorre após assinatura da Declaração de Intenções em gestão integral de riscos e desastres, ocorrida durante a visita do presidente francês ao Brasil em março deste ano
Assessoria de Comunicação Social