logo
Search

Na França, governo brasileiro aprimora conhecimento sobre redução de riscos de desastres  

Missão ocorre após assinatura da Declaração de Intenções durante visita do presidente francês ao Brasil em março deste ano Brasília...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Missão ocorre após assinatura da Declaração de Intenções durante visita do presidente francês ao Brasil em março deste ano

Brasília (DF) – Para conhecer o funcionamento do sistema de proteção e defesa civil da França, Itália e Alemanha, o secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro, chefiou uma missão ao lado do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Em Paris, os secretários participaram, nesta segunda-feira (25), de reuniões estratégicas sobre alertas antecipados e financiamento de iniciativas de prevenção e resposta resiliente.

Integrantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) também estavam presentes.

Com representantes dos ministérios do Interior e da Transição Ecológica da França, Centro Operacional de Gestão Interministerial de Crises e da Agência Francesa de Desenvolvimento, o encontro contribuiu para o aprimoramento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) do Brasil. “O aprimoramento do sistema é um compromisso do MIDR assumido com a Presidência da República que busca reduzir riscos e proteger a população brasileira, especialmente as pessoas em maior situação de vulnerabilidade”, afirmou o secretário Valder.

A delegação brasileira teve a oportunidade de acompanhar a atuação do Governo da França ao enfrentar desafios provocados pelo aumento da frequência e intensidade dos desastres em razão das mudanças climáticas. “A Defesa Civil da França possui meios e recursos próprios para prevenir e responder aos desastres, contribuindo para salvar mais vidas. O País também está engajado na promoção da resiliência e na adaptação das regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas”, disse o secretário Wolnei.

A programação também inclui visitas em aeronaves usadas para busca, resgate e transporte de vítimas em casos de estiagem extrema, inundações, entre outros desastres. No domingo (24), os secretários também se encontraram com o embaixador do Brasil em Paris, Ricardo Neiva Tavares, que ressaltou o bom momento das relações entre os presidentes Lula e Emmanuel Macron, o que contribui para a cooperação entre os dois países.

A missão na França ocorre após assinatura da Declaração de Intenções em gestão integral de riscos e desastres, ocorrida durante a visita do presidente francês ao Brasil em março deste ano

Assessoria de Comunicação Social

Notícias relacionadas

Mais Lidas