Primeiramente é importante entendermos o verdadeiro sentido desta palavra DEMAGOGIA que vem do Grego: DEMO significa povo, população + AGOGÔS significa- liderar, liderança. Na Grécia e na Roma antiga, o demagogo era encarregado de falar pela população que estava excluída das decisões políticas.
Para o filósofo Aristóteles, na sua obra “A Política”, a demagogia seria o uso corrente da adulação e o mal uso da oratória para conquistar o público para apoiar um dirigente político. A demagogia, desta forma, estaria intimamente ligada aos interesses particulares de um pequeno grupo dentro da república.
Durante minha carreira como cidadã, eleitora e jornalista, tenho observado uma grande quantidade de políticos despreparados e desconectados da realidade. Alguns parecem ter um caráter demagogo enraizado em seu sangue. Trazem mesmo esta postura em seu “DNA”.
Pois a demagogia política é uma forma de atuação de alguns políticos que trazem um um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, prometendo trazer o “mar pro sertão”, o que quer dizer, prometendo coisas que muito provavelmente não serão realizadas, até porque não poderá fazer.
Mas este seu comportamento demagogo visa apenas conquistar o poder político e ou outras vantagens correlacionadas e isso é tudo que ele quer e no fundo ele está pouco se lixando com cidadão e muito menos com o avanço da cidade!
Inclusive e, infelizmente este comportamento descreve muito bem a posição de alguns políticos que estão desesperados para assumirem o cargo de prefeito da cidade de Capão Bonito.
O que mais me deixa indignada que estes políticos demagogos se apresentam como líder dizendo fazer o impossível e chegam a se comportarem de forma indisciplinar, para ganha popularidade do povo, explorando suas emoções e simplicidades. Fazendo promessas que não poderão cumprir. Eles trazem de certa forma um comportamento invasivo, manipulador e com isso tentam despertar o povo comum contra seu inimigo político, provocando as paixões coletiva, interrompendo as deliberações, nelas. Por outro lado, vale lembrar que pratica deliberativa dá aos cidadãos um papel importante na política e na democracia, pois valoriza a capacidade das pessoas comuns, falarem, de levantar questões na esfera pública através do debate. E até isso os demagogos querem influenciar em meio ao povo.
A deliberação pública não se refere apenas ao resultado final, mas sim ao processo de troca de argumentos e informações para chegar a uma decisão. Portanto, a deliberação não é apenas uma decisão, mas sim um processo de debate, reflexão e ponderação entre pessoas livres, racionais e iguais e sobre tudo prevalece a democracia que já mais deve ser arranhada por políticos que estão longe de entender o verdadeiro sentido dela – Politica é uma Missão e não um Omissão.
Quando um político diz: “Eu preciso que você vote em mim porque eu vou te ajudar”, ele está sendo um verdadeiro demagogo. O papel do político não é ajudar, mas sim fazer valer o que já é de direito do povo: as leis, fiscalizar e garantir o bom funcionamento da administração pública para atender às necessidades do povo com qualidade, seja na saúde, lazer, esporte, agricultura, entre outros setores.
Por Ivonete Schmitz