Símbolo central do imaginário natalino tem raízes em rituais do solstício de inverno e cumpre uma função distinta dos demais elementos tradicionais da data
A árvore de Natal é um dos elementos mais emblemáticos das comemorações de fim de ano, mas sua história remonta a períodos muito anteriores ao cristianismo. De acordo com o professor dos cursos de Publicidade e Marketing da Una, Antônio Terra, a origem mais aceita está nas tradições germânicas ligadas às festas do solstício de inverno. Nesse contexto, as árvores sempre-verdes simbolizavam vida em meio ao rigor do inverno e remetia a uma lembrança de continuidade quando tudo ao redor parecia adormecido.
Com o avanço do cristianismo, esse símbolo foi incorporado e ressignificado. “A árvore passa a funcionar como metáfora de esperança, algo que permanece vivo quando tudo parece frio e estático”, explica Terra. A apropriação cristã preservou o sentido ancestral de vitalidade, mas o integrou ao imaginário do Natal, reforçando a ideia de renovação espiritual e luz em tempos escuros.
Para o professor, compreender a árvore de Natal também exige diferenciá-la dos demais símbolos presentes nas celebrações. Cada elemento cumpre uma função emocional específica. “O presépio conta uma história. Já a árvore ocupa outro espaço na psicologia da festa: o do encontro. É ao redor dela que a família se reúne, que os presentes se acumulam, que a memória visual do Natal se materializa. Fotos, rituais domésticos e pequenos gestos afetivos convergem para esse cenário, que se torna o ponto central da convivência e do pertencimento durante as celebrações”, destaca.
Sobre a Una
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.


