logo
Search

 Dia 22 de setembro, dia do Rio Tietê: programação especial do Museu da Energia


Um dos mais importantes rios do estado de São Paulo, que corta grande parte de seu território, muito limpo em...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Um dos mais importantes rios do estado de São Paulo, que corta grande parte de seu território, muito limpo em boa parte e castigado pela poluição em outros pontos, o Rio Tietê, comemora em 22 de setembro o seu dia. O Rio corta todo o interior paulista, na direção de leste a oeste. O Tietê possui 1.136 quilômetros de extensão a partir de sua nascente em Salesópolis e banha 62 municípios.


Para comemorar essa data, um dia antes, no dia 21 de setembro, o Museu de Energia vai realizar uma live comemorativa, com Aristides Fernandes, gerente do Departamento de Planejamento Energético e da Operação da EMAE. A mediadora será Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis. O tema do ao vivo será sobre “As Usinas do Rio Tietê: Geração de Energia e Desafios”.


Simone irá conversar com Aristides para contar um pouco sobre as usinas operadas pela EMAE no rio, sua história e desafios, entre outros tópicos relacionados, como a questão afetiva entre o Tietê e a população das cidades banhadas por ele, a poluição, os locais onde o rio serve como fonte de pesca e até mesmo de abastecimento público de água, o transporte de produção de grãos (na Hidrovia Tietê-Paraná), além da geração de energia.


“Aqui em Salesópolis, por exemplo, na região de sua nascente, o Tietê é o dono das águas que movimentam as turbinas da Usina de Salesópolis, onde o Museu da Energia se encontra instalado. E, neste ano, resolvemos promover uma live justamente para abordar esse tema, a geração de energia no Tietê, entre outros assuntos. O Aristides, que vem representar a EMAE, tem uma longa relação com o setor da energia e com certeza muitas histórias para contar sobre o Tietê”, explica a coordenadora.

 A live comemorativa ao dia do Rio Tietê acontece no dia 21/09, às 14h30, no canal do Museu da Energia: Link e terá emissão de certificado para os participantes.

 Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Notícias relacionadas