Entidade programou uma série de ações em todo o Brasil para marcar a data, celebrada em 191 países; em São Paulo, voluntários farão limpeza na Avenida Paulista e estações do
Metrô, CPTM e terminal da EMTU terão intervenções artísticas
Para celebrar o Dia Mundial da Limpeza, o Instituto Limpa Brasil programou ações em mais de 1 mil cidades brasileiras neste ano. Desde 2018, a data reúne milhões de voluntários, governos e organizações em mais de 191 países todos os anos para enfrentar o problema global do lixo e aumentar a conscientização da sociedade. A data é celebrada oficialmente no dia 20 de setembro, mas durante todo o mês, o Instituto Limpa Brasil está promovendo ações para reafirmar o compromisso com a data. O Instituto conta com o patrocínio nacional da Philip Morris Brasil e apoio de empresas e instituições. A meta deste ano é impactar 1 milhão de pessoas com as ações de limpeza.
Em São Paulo, as principais iniciativas estão marcadas para ocorrer no sábado, dia 21. Uma das ações coletivas está programada para ocorrer na Avenida Paulista, com ponto de encontro em frente ao número 854. Os participantes farão uma caminhada até o Parque Trianon, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), coletando lixo e bitucas de cigarro.
O instituto também está trabalhando em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo e suas empresas vinculadas – CPTM, EMTU e Metrô – para chamar a atenção dos passageiros por meio de intervenções artísticas nas estações e terminais de ônibus. Atores farão esquetes rápidas, em que um deles joga lixo no chão e é advertido pelos demais, começando uma discussão sobre descarte correto de lixo em locais públicos. A intenção é atrair a atenção dos usuários que estiverem passando pelo local. No final da performance, promotores vão vestir coletes do Limpa Brasil para recolher o lixo e distribuir lixeiras descartáveis para os passageiros. As ações vão ocorrer entre 10h e 15h na estação Sacomã (Metrô – 17 e 24 de setembro), terminal Jabaquara (EMTU – 18 e 25 de setembro) e estação Palmeiras – Barra Funda (CPTM – 19 e 26 de setembro). Além das esquetes, um vídeo com a campanha será veiculado nos veículos durante a última quinzena de setembro.
Segundo Edilainne Pereira, Diretora Executiva do Instituto Limpa Brasil, o evento vai além de recolher os detritos das ruas e calçadas e tem o objetivo de promover a educação ambiental para atitudes sustentáveis durante todo o ano. “O nosso empenho começa com a limpeza para a promoção da mudança comportamental da sociedade, ou seja, para a maior responsabilidade ambiental e equidade social”, explica Edilainne.
Todas as pessoas interessadas em participar podem acessar a página do Limpa Brasil para se registrar ou encontrar um evento em sua região.
O Dia Mundial da Limpeza, coordenado globalmente pelo Let’s do It World e nacionalmente pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It, faz parte da parceira credenciada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA) que tem a intenção de ocorrer anualmente com o apoio institucional da ONU Habitat. No Brasil, essa rede atua em apoio ao Instituto Limpa Brasil que conseguiu, pela primeira vez neste ano, o apoio institucional ONU Habitat do Brasil. Inclusive, a campanha 2024 que já está sendo compartilhada traz o seguinte tema: “Abra Espaço para a Vida”.
Sobre o Instituto Limpa Brasil:
O Instituto Limpa Brasil é o representante oficial no Brasil do Let´s do It, maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos que já atraiu mais de 91 milhões de voluntários, equivalente a 1.1% da população mundial em ações de limpeza em mais de 211 países, com a meta de chegar a 5%. No Brasil, já impactou 1,7 milhões de pessoas em mais de 1.200 municípios e espera realizar muito mais na próxima edição do World Cleanup Day, que será realizada em 20 de setembro.
Fundado em 2010 pela empresa Atitude Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão: Promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos restaurando o meio ambiente, construindo uma cultura de reciclagem, consumo consciente, produções responsáveis, economia circular, gerando renda para catadores de materiais recicláveis. A ONG realiza Programas e Projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo. As ações contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável cumprindo com metas da Governança Sustentáve