logo

Ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Jorge Messias participam de evento internacional de fact-checking na FGV

FGV Comunicação sedia Global Fact, a maior conferência mundial de verificação de fatos, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

FGV Comunicação sedia Global Fact, a maior conferência mundial de verificação de fatos, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil

Você já se perguntou como é possível combater as fake news e garantir a veracidade das informações que consumimos diariamente? Situação que vem corroendo o mundo. Para esta questão tão preocupantes, os verificadores de fatos do mundo todo vão se reunir no Rio de Janeiro, Brasil, na Fundação Getulio Vargas, para a 12ª cúpula anual da GlobalFact, organizado pela International Fact-Checking Network (IFCN), do Instituto Poynter,

Durante os dias 25 a 27 de junho, especialistas em checagem de fatos, jornalistas, acadêmicos e profissionais da área de comunicação vão discutir as melhores práticas, desafios e inovações no combate à desinformação. Serão três dias intensos de palestras, workshops e debates, com o objetivo de fortalecer a rede global de verificadores de fatos e promover a transparência e a credibilidade na informação.

Para abertura deste importante evento internacional sediado pela FGV Comunicação, estarão presentes os ministros Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e membro do STF, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União e as primeiras palavras de abertura serão do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e a diretora da IFCN, Angie Holan.

O Global Fact promete ser um evento imperdível para todos que se preocupam com a qualidade da informação e o combate à desinformação. Com palestras, painéis e workshops, o evento proporcionará uma troca de experiências enriquecedora e contribuirá para o aprimoramento das práticas de verificação de fatos em todo o mundo e terá também apoio de importantes iniciativas jornalísticas do país: Aos Fatos, Estadão Verifica, Lupa e UOL Confere.

Checadores de fatos e intelectuais da área da comunicação do mundo todo, tendo como objetivo compartilhar experiências e ferramentas que contribuam para melhorar a qualidade do debate público e promover processos colaborativos entre diferentes mídias, para aumentar o impacto da verificação de fatos e o combate à desinformação e contexto da transformação digital e em redes sociais.

É importante ressaltar que também estarão presentes no evento Patrícia Campos Mello, jornalista e colunista da Folha de S. Paulo, Laura Zommer, cofundadora do Factchequeado, dos Estados Unidos, e Jaime Abello, cofundador da Fundação Gabo, da Colômbia.

O que é o GlobalFact 12?

O GlobalFact 12 é a maior e mais impactante cúpula do mundo sobre verificação profissional de fatos, organizada pela International Fact-Checking Network.

Todos os anos, verificadores de fatos se reúnem para enfrentar desafios de todo o setor, trocar melhores práticas e criar soluções colaborativas para melhorar nosso ecossistema de informações compartilhadas.

                                                                                **

  “O jornal e revista Via Mão também teve a honra de ser  convidado a cobrir a 12ª edição do maior evento de fact-checking do país. Com ética e profissionalismo estamos juntos no combater as fake news.”

Notícias relacionadas