No último dia 20 foi decretado Presidente da República,Luiz Inacio Lula da Silva a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer que entra em vigor em 180 dias. Esse é um marco histórico no cenário da oncologia no Brasil.
Essa lei beneficiará TODOS os brasileiros, não só os pacientes, uma vez que terá ações para prevenção e não só tratamento. É a principal política pública em saúde para conter uma epidemia de câncer no Brasil, prospectada no cenário internacional, e reduzir, expressivamente, as mortes decorrentes de tumores malignos. Além disso, traz inovações relevantes. Quer um exemplo? Todo o paciente do SUS terá direito ao atendimento psicológico, nutricional, fonoaudiólogo (entre outros), em um entendimento mais holístico do tratamento. E, segundo essa lei, até mesmo a família do paciente terá direito ao apoio psicológico. É uma política inovadora.
Diante disso, a Dra Maira Caleffi, médica especializada em Mastologia pelo Guy’s Hospital em Londres, Reino Unido e fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA. Deixa aqui um vídeo
( link abaixo) sobre a importância desta conquista. Ela, uma das médicas mais influentes na oncologia no território nacional e internacional, comemora a vitória da aprovação da lei e fala como essa nova lei vai impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros.
Assista – Link para o vídeo
Por – Bruna Roberti – assessora da FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas em Apoio à Saúde da Mama.