Em celebração ao início da primavera, os alunos da quarta e quintas séries das escolas municipais de Ribeirão Grande aprenderam sobre cuidados com o meio ambiente e proteção das aves nativas que habitam a região. Na última semana, cerca de 200 estudantes tiveram palestra com a bióloga Denise Gaspar, doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na sede do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Grande.
Além da palestra, os jovens vão participar de um concurso cultural, em que eles poderão desenhar ou fotografar as aves da região. Os trabalhos vencedores serão incluídos no e-book Voos da Natureza, que será lançado no dia 5 de outubro, Dia Nacional das Aves.
Na palestra, Denise apresentou aves que fazem parte da fauna dos parques de preservação ambiental da região, seus cantos, suas características e informações científicas sobre as espécies. Ela realiza pesquisa sobre as aves da região há 25 anos.
A região é o principal destino de observação de aves do Estado e um dos principais do Brasil, explica Denise, que salienta a importância desse tipo de palestra para a conservação da natureza.
“Não tem sentido o estudo científico se o conhecimento que ele produz não é levado para as pessoas”, diz Denise. “É fundamental que esse conhecimento chegue à população. Nosso objetivo aqui é compartilhar”.
Monitor da biodiversidade dos parques estaduais Nascentes do Paranapanema e Intervales, Renato Laurindo de Paiva, avalia que a conscientização das crianças sobre o mundo das aves está em primeiro lugar. “Nossa esperança é antar uma semente na cabeça das crianças, sobre a importância das aves nas nossas vidas”.
Todo o projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Grande e a Companhia Brasileira de Equipamento (CBE), que atua na região desde a década de 60.
Representante da CBE, Erasmo Marcio Chrischner diz que a empresa seguirá incentivando projetos de educação ambiental. O conteúdo da palestra da doutora Denise Gaspar tem origem em um estudo promovido pela CBE sobre a fauna local.
“Esse conhecimento precisa ser compartilhado com a sociedade por meio das crianças. A professora Denise conduziu esses estudos para a CBE e tem um conhecimento ímpar sobre a nossa região”.
Educação ambiental e diversão
Nas duas palestras realizada, para grupos de mais de 100 estudantes cada uma, as crianças ouviram e imitaram cantos das aves, falaram sobre os pássaros que elas encontram no quintal de suas casas e puderam aprender, por exemplo, porque cada ave tem um bico diferente e sua função na natureza.
Clóvis Gabriel destacou a importância das aves na polinização das plantas. “Eles passam o néctar de um para o outro e ajudam a polinizar”. O aluno Claiton preferiu conhecer os sons dos pássaros. O que eu mais gostei foi da cantoria”.
Maria Emília gostou de tudo o que aprendeu. “Eu gostei muito de descobrir sobre os pássaros”. Tainá Ribeiro elegeu seus favoritos. “O que eu mais gostei foi da coruja e do beija-flor”.
A técnica educacional da Prefeitura de Ribeirão Grande Ana Luiza Florentino considerou a palestra um privilégio para o município. “Estamos agradecidos por essa parceria e que ela continue com mais palestras sobre os interesses e as necessidades da comunidade”.
A diretora Waldirene Porcel destacou a felicidade de contar com as palestras para as crianças. “Aqui na região as crianças veem (as aves) todos os dias e nossa região é rica em aves, então isso é muito importante para nós”.
Concurso cultural
Ao final das palestras, as crianças receberam fichas de inscrição para o concurso Voos da Natureza. Elas poderão participar fotografando ou desenhando aves da região.
Um júri formado por especialistas convidados vai eleger os três melhores trabalhos, que serão premiados com um celular, tablet e um livro de fotografias.
E-book
As fotos e desenhos selecionados serão incluídos no e-book Voos da Natureza, a ser lançado pela CBE e Prefeitura em 5 de outubro, Dia Nacional das Aves.