Hidrômetros passarão por separação de materiais e serão reintegrados à cadeia produtiva
A Sabesp está iniciando uma parceria estratégica com a Ambipar, líder global em soluções ambientais, para coletar, processar e devolver à cadeia produtiva mais de 1 mil toneladas de medidores de água – os hidrômetros – da Companhia, com coleta em todo o estado de São Paulo. Os hidrômetros serão levados até a Unidade de Mineração Urbana da Ambipar, em São José dos Campos, a maior da América Latina, especializada na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. Lá, eles passarão por um processo de separação de materiais, que serão processados e retornarão à cadeia em forma de matéria-prima.
“Este ciclo de economia circular garante que todo material seja reaproveitado. Ao invés de extrair novos recursos naturais, há a preservação dos mesmos, reutilizando o que já existe. Com isso, evitamos a degradação ambiental e contribuímos diretamente para um futuro mais sustentável, onde o lixo de hoje se torna a matéria-prima de amanhã”, explica Gustavo Fehlberg, diretor-executivo de Compras e Serviços Corporativos da Sabesp.
A estimativa é que, a cada tonelada de latão recuperada, sejam economizados aproximadamente 8.538,44 kWh de energia, além de serem evitadas cerca de 4,42 toneladas de CO₂e em emissões. No total do passivo de hidrômetro, isso representa uma economia de aproximadamente 5,12 TWh de energia e a mitigação de cerca de 2,65 milhões de toneladas de CO₂e. A parceria prevê que a Ambipar fará a manufatura reversa dos hidrômetros que foram substituídos e descartados e a emissão de certificados de processamento dos mesmos.
“A parceria com a Sabesp é um exemplo concreto de mineração urbana aplicada à economia circular. Os hidrômetros que foram substituídos retornam à indústria como insumo e se transformam em novos equipamentos. Esse ciclo sustentável preserva recursos naturais, reduz a necessidade de novas extrações, gera eficiência energética e mostra como inovação e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas em benefício da sociedade“, afirma Marcelo Oliveira, head global de e-waste da Ambipar.
Os hidrômetros utilizados pela Sabesp são compostos principalmente por: latão, plástico, cobre e ferro. Todos estes itens são separados e reintegrados às cadeias produtivas.
Imprensa – Tais Ramires- Ambipar


