A iniciativa devolveu à população e aos turistas um espaço que carrega valor histórico e ambiental inestimável, com mais orientação e segurança a esses usuários. O evento teve lugar no histórico Cine Lyra, localizado na parte baixa da vila, e simbolizou o compromisso com a valorização do patrimônio ambiental, histórico e cultural do Parque Estadual da Serra do Mar.
Nessa oportunidade, estiveram presentes o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o prefeito de Santo André, Gilvan Junior, o diretor-presidente do IPT, Anderson Ribeiro Correia, o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e o coordenador do FID, Elnatan Ferreira de Oliveira, entre outras autoridades.
Segundo Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania, a entrega da recuperação da Trilha da Pedra Lisa representa um marco importante para a preservação do patrimônio cultural e ambiental. “Este projeto não apenas recupera uma trilha histórica, que remonta às origens da ocupação do estado de São Paulo, mas também reafirma o compromisso do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos na promoção do desenvolvimento sustentável e da consciência ambiental. Paranapiacaba é um símbolo de ecoturismo e história, e a reabertura dessa trilha com melhorias fortalece ainda mais o papel dessa região como um destino de aprendizado, lazer e conexão com a natureza”, destacou Fábio Prieto.
Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou o papel estratégico da ciência e da tecnologia na recuperação da Trilha da Pedra Lisa. “A trilha, agora reaberta, reflete o compromisso de conectar conhecimento científico com as necessidades da população, promovendo educação ambiental, turismo sustentável e melhorias diretas para a comunidade de Paranapiacaba. Este é um legado que une inovação, história e natureza em benefício de todos, disse Vahan Agopyan.
Com um investimento de R$ 1.862.813,00, provenientes do FID, o projeto identificou, revitalizou e preservou o traçado histórico da trilha, além de oferecer ações educativas para a comunidade local. Guias turísticos e moradores da região participaram de oficinas que capacitaram cerca de 40 pessoas, promovendo práticas sustentáveis e fortalecendo o turismo consciente.
Além da recuperação física da trilha, o projeto implementou guias de uso e manuais de conservação, que asseguram a preservação e o monitoramento contínuo do espaço. A comunidade local comemorou a oportunidade de integrar turismo, história e preservação ambiental, fortalecendo a identidade de Paranapiacaba como destino de ecoturismo.
“É um orgulho para o IPT fazer parte deste projeto em um local de interesse tanto nacional quanto internacional, no qual tantos visitantes e personalidades estiveram presentes nos últimos 200 anos. É um projeto de preservação do meio ambiente que, esperamos, traga uma quantidade maior de brasileiros para conhecer o próprio país: muitos conhecem a Europa e os EUA e não conhecem as cidades próximas”, afirmou o diretor-presidente do IPT, Anderson Correia.
A reabertura da Trilha da Pedra Lisa marcou um novo capítulo para Paranapiacaba, reafirmando o papel do FID como um instrumento essencial para a execução de projetos que beneficiam as comunidades e o meio ambiente em todo o estado de São Paulo.
O Prefeito de Santo André, Gilvan Junior, destacou que a entrega da Trilha da Pedra Lisa é um presente não apenas para Paranapiacaba, mas para toda Santo André. “Este projeto resgata um patrimônio histórico de valor inestimável, que agora pode ser apreciado com segurança e sustentabilidade por moradores, turistas e amantes da natureza. A Vila de Paranapiacaba, que já é referência em ecoturismo, ganha ainda mais destaque com essa revitalização”, finalizou o prefeito.