logo
Search

Capão Bonito – Carreta da mamografia estará no município entre os dias 13 e 24

Programa “Mulheres de Peito” realiza exames gratuitos para diagnóstico precoce do câncer de mama PREVENÇÃO |Uma parceria entre o governo...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Programa “Mulheres de Peito” realiza exames gratuitos para diagnóstico precoce do câncer de mama

PREVENÇÃO |Uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Capão Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, trará ao município a Carreta da Mamografia, do Programa “Mulheres de Peito”.

Em Capão Bonito, a carreta chega dia 13/9 e permanece até 24/9, estacionada na Praça Cunha Bueno, em frente a Prefeitura.

O “Mulheres de Peito” oferece o exame sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos. 

Pacientes fora dessa faixa etária também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica que pode ter sido emitida tanto pela rede pública quanto particular.

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12, exceto feriados. 

Para os atendimentos são distribuídas 50 senhas por demanda espontânea para realização do exame no mesmo dia, de segunda a sexta. Já aos sábados são 25 senhas, das 8h às 12 horas.

As mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Aquelas que não tiverem pedido médico poderão solicitá-lo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As mulheres acima de 50 anos devem apresentar apenas RG e Cartão SUS.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

A CARRETA – Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. 

Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

O serviço móvel funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais.

Notícias relacionadas

Mais Lidas