A iniciativa de prorrogar os Jogos Olímpicos 2020 para o verão de 2021 foi promulgada pelo Governo Japonês. Nesta terça-feira, 24 de Março, o mundo presencia, pela primeira vez, o adiamento por um ano do torneio esportivo e que está previsto para ocorrer em um ano ímpar. Anteriormente, os jogos foram postergados devido a segunda guerra mundial.
Comitês como dos EUA, Austrália e Brasil já haviam se posicionado e ratificado a decisão oficializada pelos japoneses hoje. Todos os dirigentes eram e são a favor do adiamento da competição em decorrência do Covid-19 (Coronavírus). Ontem(23), o Comitê Olímpico Canadense também se posicionou que era contra a realização dos jogos em Tóquio no período de 24 de Julho a 9 de Agosto de 2020.
O Governo Japonês ainda não oficializou as datas, mas será no período do verão de 2021. ” Nós do ECP (Esporte Clube Pinheiros) somos a favor da decisão sobre a transferência dos jogos para 2021. Além da questão da saúde pública e a necessidade do isolamento de todos(a), inclusive dos atletas, havia uma questão de rendimento dos esportistas. Afinal, a curva do Covid-19 está em estágios diferentes em cada parte do planeta. Assim, os atletas chineses estariam com um rendimento menor do que os brasileiros, por exemplo, já que a paralisação nos clubes e outros centros de treinamentos ocorreram no mês de Março”, evidencia Ivan Castaldi, presidente do ECP.
O Esporte Clube Pinheiros(ECP) fechou as portas no último dia 18 de Março para a saúde dos esportistas, funcionários, associados e demais parceiros do Esporte Clube Pinheiros. ” Os atletas continuam treinando em suas casas com acompanhamento online. A saúde vem sempre em primeiro lugar”, finaliza José Antônio, Diretor do ECP.
Sobre o Esporte Clube Pinheiros
O ECP- Esporte Clube Pinheiros – nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade, e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina que agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades, e etc. A diversidade e o respeito são as nossas bases. Com uma infraestrutura adequada e tecnológica, o clube torna-se referência no esporte para os associados, parceiros, e brasileiros.
Por Juliana Queissada-Gerente de comunicação
Jornalista especializada em educação, intercâmbio e esportes