Evento abordou os riscos enfrentados por crianças em ambientes digitais, e contou com a presença da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania representando o Brasil na discussão
A Plan Brasil, ONG que trabalha para romper ciclos de violências contra meninas, com apoio da SaferNet Brasil, articulou a participação da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, na mesa redonda “Financiamento de futuros digitais seguros para crianças no mundo”, que aconteceu no dia 19 de novembro, no G20 Social, evento que antecede a Cúpula de Líderes e que é coorganizado pelo Governo da África do Sul e pela coalizão Safe Digital Futures – Invest in Children, da qual a Plan international faz parte em conjunto com outras organizações de proteção a crianças.
Na ocasião, foram abordados os riscos enfrentados por crianças em ambientes digitais com a transformação digital acelerada e o avanço de tecnologias. O Brasil passa a ter uma visão importante sobre o tema, pois recentemente aprovou a Lei nº 15.211/2025, conhecida como “ECA Digital”, que dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais, uma medida que foi apoiada pela Plan Brasil e outras instituições durante o período de aprovação.
Os principais objetivos abordados foram:
- A promoção do diálogo estratégico entre governos, filantropia, setor privado e instituições globais para alinhar prioridades de investimento.
- Mobilização e alinhamento financeiro, integrando a segurança digital infantil em agendas econômicas e de transformação digital.
- Experiências reais, destacando soluções escaláveis lideradas por países e setores diversos.
- Fomento do alinhamento regional e acelerar a implementação por meio de compromissos transfronteiriços e estruturas políticas globais.
A roda de conversa foi baseada nas experiências vividas por crianças, jovens, e pais, buscando explorar barreiras, identificar oportunidades e iniciar a construção de um roteiro conjunto para a criação de um futuro digital para as crianças. O diálogo é considerado um ponto de partida para o engajamento contínuo, alinhado aos mecanismos do G20, aos marcos políticos regionais e globais, e às plataformas multilaterais de financiamento
De acordo com Flávio Debique, Diretor de Programas e Advocacy da Plan Brasil, a participação do Brasil nessa conversa, é de extrema importância para mostrar as medidas que estão sendo tomadas com relação à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
“Em todo o mundo os efeitos da falta de regularização do ambiente digital podem ser enormes, principalmente para crianças e adolescentes. Com a criação do Eca Digital, o Brasil mostra que está atento a estas questões também, podendo abordar o tema com propriedade e destacar a importância de expandir a discussão em um evento tão relevante.”
O encontro acontece antes da 20ª reunião da Cúpula do G20 que acontece nos dias 22 e 23 de novembro em Joanesburgo, Africa do Sul, evento que reúne chefes de estados e governos para encerrar as discussões realizadas ao longo do ano, aprovar acordos e definir o rumo para enfrentar os desafios globais.
Sobre a Plan Brasil
Com cerca de 30 anos de atuação no país e presente em mais de 80 países ao redor do mundo, a Plan Brasil está comprometida em romper os ciclos de violências que afetam meninas, criando um futuro justo, seguro e equitativo para todas as pessoas. Com projetos sociais implementados no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo, e atuando em rede com o terceiro setor e movimentos sociais, a organização alcança todo o território nacional, inspirando e mobilizando a sociedade para transformar realidades, promovendo o protagonismo das meninas e fortalecendo suas vozes para que possam mudar a realidade ao seu redor.
Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan Brasil está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil e tem a certificação A+ no Selo Doar de Gestão e Transparência. Em 2024, foi reconhecida pela sexta vez como uma das Melhores ONGs do país, e pelo segundo ano consecutivo como a Melhor ONG do Maranhão. Em 2023, também recebeu pela primeira vez o prêmio de Melhor ONG de Defesa de Direitos.
Plan Brasil, acesse www.plan.org.br.
imprensa: Agência Virta


