logo
Imagem divulgação -Agência Virta

Plan Brasil articula participação da Ministra Macaé Evaristo em mesa redonda durante Cúpula Social do G20 na África do Sul


Evento abordou os riscos enfrentados por crianças em ambientes digitais, e contou com a presença da Ministra dos Direitos Humanos...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Evento abordou os riscos enfrentados por crianças em ambientes digitais, e contou com a presença da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania representando o Brasil na discussão

A Plan Brasil, ONG que trabalha para romper ciclos de violências contra meninas, com apoio da SaferNet Brasil, articulou a participação da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, na mesa redonda “Financiamento de futuros digitais seguros para crianças no mundo”, que aconteceu no dia 19 de novembro, no G20 Social, evento que antecede a Cúpula de Líderes e que é coorganizado pelo Governo da África do Sul e pela coalizão Safe Digital Futures – Invest in Children, da qual a Plan international faz parte em conjunto com outras organizações de proteção a crianças.

Na ocasião, foram abordados os riscos enfrentados por crianças em ambientes digitais com a transformação digital acelerada e o avanço de tecnologias. O Brasil passa a ter uma visão importante sobre o tema, pois recentemente aprovou a Lei nº 15.211/2025, conhecida como “ECA Digital”, que dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais, uma medida que foi apoiada pela Plan Brasil e outras instituições durante o período de aprovação.

Os principais objetivos abordados foram:

  • A promoção do diálogo estratégico entre governos, filantropia, setor privado e instituições globais para alinhar prioridades de investimento.
  • Mobilização e alinhamento financeiro, integrando a segurança digital infantil em agendas econômicas e de transformação digital.
  • Experiências reais, destacando soluções escaláveis lideradas por países e setores diversos.
  • Fomento do alinhamento regional e acelerar a implementação por meio de compromissos transfronteiriços e estruturas políticas globais.

A roda de conversa foi baseada nas experiências vividas por crianças, jovens, e pais, buscando explorar barreiras, identificar oportunidades e iniciar a construção de um roteiro conjunto para a criação de um futuro digital para as crianças. O diálogo é considerado um ponto de partida para o engajamento contínuo, alinhado aos mecanismos do G20, aos marcos políticos regionais e globais, e às plataformas multilaterais de financiamento

De acordo com Flávio Debique, Diretor de Programas e Advocacy da Plan Brasil, a participação do Brasil nessa conversa, é de extrema importância para mostrar as medidas que estão sendo tomadas com relação à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

“Em todo o mundo os efeitos da falta de regularização do ambiente digital podem ser enormes, principalmente para crianças e adolescentes. Com a criação do Eca Digital, o Brasil mostra que está atento a estas questões também, podendo abordar o tema com propriedade e destacar a importância de expandir a discussão em um evento tão relevante.”

O encontro acontece antes da 20ª reunião da Cúpula do G20 que acontece nos dias 22 e 23 de novembro em Joanesburgo, Africa do Sul, evento que reúne chefes de estados e governos para encerrar as discussões realizadas ao longo do ano, aprovar acordos e definir o rumo para enfrentar os desafios globais.

Sobre a Plan Brasil

Com cerca de 30 anos de atuação no país e presente em mais de 80 países ao redor do mundo, a Plan Brasil está comprometida em romper os ciclos de violências que afetam meninas, criando um futuro justo, seguro e equitativo para todas as pessoas. Com projetos sociais implementados no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo, e atuando em rede com o terceiro setor e movimentos sociais, a organização alcança todo o território nacional, inspirando e mobilizando a sociedade para transformar realidades, promovendo o protagonismo das meninas e fortalecendo suas vozes para que possam mudar a realidade ao seu redor.

Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan Brasil está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil e tem a certificação A+ no Selo Doar de Gestão e Transparência. Em 2024, foi reconhecida pela sexta vez como uma das Melhores ONGs do país, e pelo segundo ano consecutivo como a Melhor ONG do Maranhão. Em 2023, também recebeu pela primeira vez o prêmio de Melhor ONG de Defesa de Direitos.

Plan Brasil, acesse www.plan.org.br.

imprensa: Agência Virta

Notícias relacionadas

Mais Lidas