O pediatra Fabio Bozelli começou a carreira profissional como palhaço e fundou há 20 anos a Clínica Bozelli junto de seu irmão Jefferson. Ele busca inspirar ‘gente que ama gente’ com sua história de humanização nas relações
O trabalho com crianças em hospitais, que se iniciou quando era um palhaço profissional e fazia visitas nestes locais, despertou a paixão pelo ato de cuidar do médico pediatra Fabio Bozelli, que decidiu, em 2002, fundar a Clínica Bozelli, referência em atendimentos médicos e vacinação em Sorocaba. Quando adolescente, Bozelli começou a fazer eventos de recreação vestindo roupas coloridas e o famoso nariz vermelho de palhaço e estendeu este trabalho aos hospitais, buscando levar alegria a pacientes com câncer e outras doenças. Diante deste trabalho, que garantia bem-estar às pessoas com quem ele cruzava o caminho, o médico percebeu que precisava usar essa humanização nos atendimentos médicos, o que inspirou toda a cultura de acolhimento da clínica, que em 2022 completa 20 anos de existência.
Na época, com apenas 14 anos, ele ficava fascinado com aquele mundo de alegria do circo e, para a sua surpresa, um dia a falta de um palhaço da trupe de uma loja de festas, que ele sempre visitava, fez com que se criasse a oportunidade de ele colocar pela primeira vez o seu nariz vermelho de palhaço. E assim nasceu o personagem Biriba. “O dono da loja de festas me disse que naquele dia eu seria o palhaço da festa. Então me arrumaram uma peruca, me botaram uma roupa, pintaram a minha cara e me deram este nome de Biriba. Fui lá, fiz a festa, gostei da brincadeira e comecei a fazer eventos”, conta Fabio.
A paixão foi tão grande que contagiou os amigos e formou-se a trupe Biriba e Cia. “Nessa época começamos a fazer visitas a hospitais, levando a alegria dos palhaços para os pacientes. Foi uma grande satisfação”, declara o agora médico pediatra. Antes de cursar Medicina, ele fez por dois anos a faculdade de Psicologia, em Londrina (PR), mas era mesmo na área médica que estava a sua missão. “Em Londrina, eu trabalhei em clínicas de crianças com deficiência e as ajudava nas aulas de natação. Então percebi que, na verdade, eu queria para minha vida essa questão do ‘ajudar’. Saí da Psicologia e fui fazer Medicina, para me especializar em Pediatria”, explica.
Os trabalhos como palhaço nunca pararam. Inclusive, até hoje o médico treina malabarismo e arrisca outras modalidades da arte circense. “Passei todos os anos da faculdade de Medicina fazendo festas de empresas e aniversários. E também fazia visitas a hospitais. Nessa mesma época surgiram projetos que faziam o mesmo trabalho que eu já fazia desde adolescente. Eu sempre adorei fazer isso, pois mostra que a alegria cabe em qualquer lugar”, destaca Bozelli.
‘Humana por excelência’
Por toda a vida, Fabio se dedicou a cuidar de outras pessoas, seja garantindo a sua saúde e bem-estar, ou até mesmo colocando um sorriso no rosto de quem passava por seu caminho. E isso o inspirou a criar a Clínica Bozelli, que em 2022 completa 20 anos de existência. “Quando me formei, eu e meu irmão Jefferson, que se formou em Odontologia, montamos a clínica. E sinto que toda essa trajetória me fez não só me tornar um profissional melhor, mas também uma pessoa melhor. Levamos essa essência para a clínica, de colocar o ser humano no centro de tudo. O nosso slogan é ‘humana por excelência’ não por acaso, pois queremos inspirar pessoas que amam pessoas”, afirma.
E a questão da humanização sempre permeou as relações de Jefferson Bozelli, que inclusive fez diversos trabalhos como animador junto de seu irmão antes de fundar a clínica. “A veia artística nós herdamos de nossos pais. Nossa mãe sempre foi artista, hoje com 85 anos faz trabalhos com cerâmica. E eu fui desde Papai Noel até Pantera Cor de Rosa com meu irmão, e me diverti bastante. A partir dessas vivências e da minha criação, fui percebendo a importância de valorizar e respeitar as pessoas, algo que está no cerne de nossa clínica”, destaca.
Formado em Odontologia, Jefferson afirma que o seu maior objetivo é cuidar das pessoas, para que elas tenham bem-estar e se sintam livres para sorrir. “Eu não cuido de dentes, eu cuido de gente. Sempre busco cuidar dos sorrisos das pessoas, para que elas tenham cada vez mais motivos para sorrir”, complementa.
Equipes em crescimento
O médico pediatra ressalta que, apesar de a clínica ser bastante conhecida por seu trabalho com o público infantil, eles estão aumentando cada vez mais a equipe de medicina adulta. Mas sempre com um atendimento leve, humanizado, aconchegante, que ajuda o público adulto a se sentir acolhido e despertar a sua criança interior. E os números mostram esse crescimento: há quatro anos, a clínica contava com quatro médicos, dois dentistas e cinco fisioterapeutas. Atualmente, a equipe é composta por 12 médicos pediatras, oito dentistas, sete terapeutas e dez médicos na medicina adulta. “Passamos de dez profissionais no corpo clínico, há quatro anos, para 37 hoje”, destaca Bozelli.
Diante deste crescimento, o número de atendimentos na clínica aumentou ao longo dos anos. Em 2022, foram realizadas mais de 14 mil consultas e procedimentos, de janeiro a julho, número que aumentou em 65%, na comparação com o mesmo período de 2021.
A clínica é referência em vacinação em Sorocaba, e agora está inaugurando um novo Centro de Vacinação, em um espaço amplo, de fácil acesso e com todos os imunizantes necessários para o bom desenvolvimento infantil e adulto.
Muita história
A vontade de surpreender e se superar sempre fizeram parte da história da Clínica Bozelli, segundo um dos fundadores. “Assim como fez o Cirque du Soleil, que saiu de um circo tradicional para se tornar um circo tecnológico, nós queremos que a Bozelli seja uma empresa que mantém as pessoas como seu centro, mas que também evolui e acompanha as novidades do setor.”
Com isso, a Bozelli procurou excelência em todos os serviços oferecidos desde a sua fundação e pretende expandir ainda mais. A clínica planeja a abertura de uma nova área em Sorocaba, com o atendimento humanizado que é referência na região nestes 20 anos de história e com as tecnologias mais avançadas do mercado. Inclui-se também a conquista da certificação de nível 2 (são três níveis) da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade dos serviços de saúde no Brasil. E ainda a criação do Centro de Estudos Bozelli, em 2021, que oferece cursos de educação continuada na área de saúde.
“Quando vejo tudo isso, parece que foi ontem que fundamos a clínica. Isso porque nunca paramos de inovar, parece que estamos sempre recomeçando. E buscamos essas inovações sempre plantando a semente dos nossos valores, que são voltados à humanização. Queremos essa comunhão valorosa, de gente que ama gente”, pontua o médico pediatra.
Créditos: divulgação/Clínica Bozelli